sábado, 20 de março de 2010

O reverso da Medalha II

Nem tudo é uma maravilha, hoje recebi um daqueles emails que me deixam com o coração apertado e que me fazem ponderar se tudo isto vale a pena.  Recebi um email no qual uma grande amiga precisava de mim e do meu apoio, e como estava longe decidiu escrever para desabafar. Ao ler o email só me apeteceu apanhar o primeiro voo rumo a Portugal para poder estar ao lado dela e dar-lhe um daqueles abraços que fazem todo o sentido quando as palavras são poucas para exprimir aquilo que sentimos.
Este é o reverso da medalha, nao podermos estar do lado daqueles que são importantes para nós quando eles mais precisam de nós. E quanto mais tempo passa, ao contrário do que me diziam, as saudades não tendem a suavizar, mas sim a aumentar. Desde início que soube que seria assim, que iria aprender a contar comigo mesma porque nao iria ter os meus amigos e a minha família para poder recorrer quando mais precisasse, e essa é das maiores lições que tenho aprendido aqui, a saber gerir esta montanha russa de emoções e de sentimentos. Sei que quando chegar vai estar tudo intacto, e que os verdadeiros amigos vão estar lá para me receber, mas não deixa de ser díficil querer estar presente e não poder.
Por outro lado, sinto cada vez melhor por cá, estou a adorar tudo isto, a experiência está a valer por todas as saudades que sinto, e o tempo tem passado muito rápido. Quando der por mim estou de volta a Portugal e nem quero imaginar as saudades que vou ter desta vida e das amizades que tenho feito por cá, sei que são amizades que vão ficar para a vida e vai custar-me ter que me separar de pessoas que estou habituada a estar todos os dias. Prefiro nem pensar nisso, quero apenas viver tudo isto ao máximo, porque sei que esta experiência tem os dias contados e não quero chegar ao fim e dizer: "Ah podia ter feito..." Não, quero chegar ao meu último dia por cá e dizer: "Vivi tudo o que esta experiência me proporcionou e não me arrependi de nada!"
São 6 meses que me vou lembrar para o  resto da minha vida!