sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Finalmente em ribeirão preto

Bem, que dizer desta primeira semana no Brasil? Bem, começando pelo inicio, tive por São Paulo com os restantes portugueses que embarcaram nesta aventura, Nadia, Vanessa, Rômulo e Tó. Estivemos por São Paulo, onde andamos a passear pela Avenida Paulista, que é simplesmente enorme, ali, sentimo-nos pequenos mesmo. O resto da semana, foi passada em Santos, fomos pegar um solzinho pelas praias santistas onde estava nada mais que 38 graus: P Um calor abrasador mesmo. Tanto em São Paulo como em Santos fomos bem recebidos, os brasileiros são super prestáveis  e fazem várias perguntas, de onde viemos O que estudamos, quanto tempo vamos ficar ... Ao inicio é difícil entender o que eles dizem e muitas das vezes o Rómulo serviu de intermediário, embora se fale o português, o português brasileiro é muito diferente do nosso e às vezes torna-se complicado fazermo-nos entender.
Aqui no Brasil, existe uma lanchonete em cada esquina, bem ao estilo de telenovela, onde os sucos são simplesmente divinais. Existe sucos de todos os sabores possíveis e imagináveis. Divinal mesmo.
Depois da Estadia em Santos, foi a vez de despedirmo-nos da Nádia e da Vanessa que ficaram a estudar por São Paulo, com a promessa de elas tentarem vir a Ribeirão Preto ter connosco para os meus anos.
Só me despedi delas a dois dias, mas já sinto a falta delas.
Ribeirão Preto é  uma cidade  enorme, muito maior que Lisboa e tem de tudo. Tive a sorte de ficar num apartamento impecável que fica no centro da cidade e onde tenho de tudo por perto.

Hoje fui à faculdade fazer a inscrição e adorei a faculdade, é do género de várias vivendas pegadas com um estilo rústico. Tem um enorme jardim cheio de árvores a fazer sombra, bem ao estilo tropical:)

Bem, isto não é so maravilhas, também existe o lado negativo, as saudades. Agora entendo quando me diziam que é preciso ter uma grande estabilidade emocional para se conseguir aguentar uma aventura destas, é que existem momentos em que as saudades apertam muito mesmo, e dou por mim a desejar ter  voçês todos por perto nem que seja por breves Momentos. E hoje foi um desses dias. Talvez o dia mais difícil de aguentar desde que aqui estou. Dei por mim a passear na avenida ea procurar por um rosto familiar, por um sítio que fizesse parte da minha rotina, e quando me apercebi que estava a Milhares de quilómetros de casa, as saudades apertaram muito.
O mais complicado de Gerir numa aventura destas, é isso mesmo, as saudades, e aprender a começar tudo de novo, num país completamente distante do nosso, com uma cultura diferente da nossa, Criar uma nova rotina, nem que seja por 5 meses. Isso sim, custa. A adaptação.
Mas amanha será um dia melhor, assim o espero.
Vim até à República ter com o Rómulo onde ele está instalado, para me distrair um pouco. Isto aqui é tudo gente muito Legau: P

Deixo-vos com uma frase que não está mural da república, bastante adaptável à situação

"Lembre-se de que quando
as coisas estiverem piores
É porque Estarão bem melhores! "

Beijinho

Tenho muitas saudades (L)